A Fisioterapia Esportiva no Futebol

Técnicas de Recuperação Muscular ou Recovery
17 de novembro de 2017

A Fisioterapia Esportiva tem se diferenciado daquilo que se realiza atualmente na fisioterapia convencional, tanto em assistência, como em estrutura. O uso intenso de seus inúmeros recursos, envolvidos na recuperação, tornou-a imprescindível.

A Fisioterapia Esportiva aplicada ao futebol é de fundamental importância, tanto na recuperação como na prevenção de atletas lesionados, fazendo parte da infra-estrutura do futebol moderno, procurando a integração dos profissionais que compõem a comissão técnica. Sua principal função é reabilitar seguindo técnicas e métodos terapêuticos específicos, restabelecendo a volta do atleta no menor espaço de tempo possível, sempre protegendo a sua integridade física. Trabalha em conjunto com a equipe médica multidisciplinar do clube, e com autonomia plena, para avaliar; programar e executar a reabilitação do atleta.
Cabe ao médico realizar o exame clínico do atleta, diagnosticar e prescrever a conduta, e ao fisioterapeuta realizar avaliação disfuncional, programar e executar o protocolo de reabilitação, ajustando diariamente ou semanalmente de acordo com a evolução da patologia.

A sua atuação não se restringe apenas na categoria principal, cabe também a função de acompanhar o desenvolvimento dos atletas das categorias de base (Infantil, Juvenil e Júnior), proporcionando um melhor prognóstico e corrigindo as possíveis deficiências encontradas no sistema músculo-esquelético.

Comentários